Perspectiva Bíblica

Qual é o Projeto de Deus para História? O que isso tem a ver com os povos da terra? A missão é de Deus (“missio dei”) ?

Lição 1 – Deus é um Deus Missionário

A Bíblia toda relata o propósito de Deus para todas as nações: redenção e bênção. Esse propósito ficou evidente na criação e foi destacado na promessa dada a Abraão e na formação de Israel. (Conceitos chaves: Mensagem da Bíblia, Cultura, Israel como Ferramenta de Deus, Gênesis-Êxodo)

Lição 2 – A História de Sua Glória

Deus possui um propósito para Si mesmo: ser glorificado. O Seu plano envolve todas as nações e gerações, chamando para Si as orações, a paixão e a adoração de todos os povos. Ao resistir os ataques de Satanás e procurar abençoar outros, o povo de Deus promove a missão de Deus. (Conceitos chaves: Glória de Deus, Oração, Antigo Testamento)

Lição 3 – O Messias para o Mundo

A Grande Comissão revela a preocupação de Jesus ao longo de Sua vida: alcançar pessoas de todas as culturas e subculturas e promover o Reino de Deus. Apesar das muitas tradições religiosas, o verdadeiro discípulo, ao caminhar com Cristo, obedece Seu mandato e chama pessoas de todas as culturas a seguí-lO. (Conceitos chaves: A Grande Comissão, Discípulado, Reino de Deus, Os Evangelhos)

Lição 4 – Uma Igreja para Todos os Povos

O livro de Atos e as epístolas registram o começo da Igreja. Por meio da obediência dos primeiros discípulos o caminho foi aberto para os gentios abraçar livremente a genuína fé em Jesus Cristo. O sofrimento e a paixão apostólica serão considerados, bem como as implicações para missões num mundo pluralista. (Conceitos chaves: Testemunho, Espirito Santo, Sofrimento, Oração, Pluralismo, Atos e Epístolas)

Perspectiva Histórica

Se há “missio dei”, Ele está em missão na história? Como Deus tem conduzido, ao longo dos tempos, seu povo na tarefa de glorifica-lo entre os povos?

Lição 5 – A Expansão do Movimento Cristão

Nesta lição, o objetivo é ganhar uma visão do maior movimento de todo a história: O Movimento Cristão Mundial. Estudar como Deus tem alcançado e transformado países e culturas com o Evangelho ao longo dos séculos. (Conceitos chaves: Progresso do Evangelho, Transformação de Sociedades, Agência Missionária)

Lição 6 – Missões Modernas e o Brasil

Nos últimos 200 anos, houve diversos impulsos de crescimento explosivo do evangelho. O alvo é aprender lições valiosas com os pioneiros responsáveis por essas realizações extraordinárias, pessoas como William Carey, Hudson Taylor, Cam Townsend etc. A contribuição singular de mulheres em missões também pode ser destacada. Finalmente, a entrada de mais culturas, como o Brasil, na força missionária leva alguns a pensar que estamos entrando na época final. (Conceitos chaves: Pioneiros em Missões, Mulheres, América Latina, Cooperação)

Lição 7 – A Tarefa Remanescente

A história revela que hoje a Igreja está diante de oportunidades inéditas. O conceito de “Povo Não Alcançado” nos ajuda a compreender os desafios que permanecem e formar estratégias apropriadas. Cabe à Igreja reconhecer a hora e redistribuir os recursos necessários para todos os povos conhecerem a Deus. (Conceitos chaves: Grupo de Povo, Estado do Mundo Atual, Estratégia, Subculturas)

Perspectiva Cultural

Qual é a abrangência do que Deus está fazendo? Em que a cultura interage na recepção do evangelho? O projeto do Deus em missão se dá na diversidade (“..toda tribo, língua, povo e nação.”)?

Lição 8 – Como Ouvirão?

O trabalho missionário dentro de cada povo procura fazer com que as pessoas estejam abertas para conhecer a declaração do poder de Deus sem empecílio cultural. Na medida em que o missionário entende as crenças profundas do povo (a cosmovisão), pode evitar o sincretismo e facilitar mudanças duradouras. (Conceitos chaves: Comunicação Transcultural, Cosmovisão, Conversão, Contextualização)

Lição 9 – Construindo Pontes de Amor

A comunicação eficaz depende de relacionamentos saudáveis, baseados em confiança e respeito mútuo. Missionários precisam entender a influência de estruturas sociais e manter a humildade para garantir comunicação crível e facilitar movimentos crescentes. (Conceitos chaves: Inculturação, Choque Cultural, Estrutura Social)

Perspectiva Estratégica

Se o que Ele está fazendo é abrangente, e se dá na diversidade, qual é o papel da Igreja e como responder a Ele?

Lição 10 – Desenvolvimento Comunitário Cristão

As necessidades do mundo apresentam muitas oportunidades para a Igreja. O equilíbrio entre ação social e a proclamação do evangelho tem que ser considerado. A transformação comunitária deve acompanhar o ministério de proclamação como sinal do senhorio de Cristo. (Conceitos chaves: Ação Social, Missão Integral, Ministério Urbano)

Lição 11 – Alcançando os Não-Alcançandos

Missionários podem implantar igrejas que se multiplicam e alcançam famílias e comunidades inteiras. É necessário aproveitar a estrutura social para iniciar um verdadeiro movimento entre o povo. Estudos de casos podem facilitar a reflexão sobre as estratégias necessárias nos campos pioneiros. (Conceitos chaves: Evangelismo, Estrutura Social, Contextualização, Movimento de Povos)

Lição 12 – A Vida do Cristão Mundial

Estudar o que significa integrar o propósito global de Deus em sua vida. Comparar e contrastar os papeis complementários de ir e enviar. Aprender a valorizar a mobilização da igreja como aspecto importante de envio eficaz. Buscar sabedoria ao procurar parceria com outras igrejas, agências missionárias e inclusive com pessoas de outras culturas. Buscar a vontade de Deus e deixar Ele revelar Seu papel no plano dEle. (Conceitos chaves: Discipulado, Chamado, Oração, Mobilização, Cooperação)