Palestrantes

Uma cuidadosa reflexão, sobre a missão, deve se preocupar com as diferentes perspectivas que demandam seu estudo. Muitas vezes o olhar teológico, missiológico, histórico e antropológico, perpassará a reflexão de quem a pretende.

Por isso, desde que surgiu, o movimento Perspectivas tem zelado pela diversidade de olhares para a missão da Igreja e praticamente cada encontro é ministrado por um convidado diferente. Além desta diversidade, cada instrutor é convidado apenas para a(s) lição(s) que possui propriedade (experiência teórica e/ou prática).

Desta forma, no Brasil, mais de uma centena de instrutores já participaram de nossos encontros. Dentre eles, teólogos, missiólogos, antropólogos, historiadores, pastores, missionários, e muitos deles referências em seus respectivos temas.

Veja alguns instrutores que participam, ou participaram, de nossas lições ou aulas inaugurais:

Dr. Russell P. Shedd

Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Fundou a Edições Vida Nova e foi membro da comissão de tradutores para o português brasileiro da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional). É consultor da Shedd Publicações e o editor responsável pelos comentários da Bíblia Shedd.

Pr. Paulo Bottrel

Através da Junta de Missões Nacionais, envolveu-se com trabalhos na Tribo Karitiana. Posteriormente, desenvolveu trabalhos com meninos de rua  em Belo Horizonte. Atuou como pesquisador do banco de dados indígenas da AMTB e, atualmente, é um dos pastores da Igreja Batista Central de BH. Capacitou-se no Curso de Linguística e Missiologia da Missão Além. Tornou-se professor de Fonética e Fonologia da CLM, e, mais tarde, de Linguística, além de pesquisador do banco de dados indígenas da AMTB. Também se formou em Letras – Tradução Inglês na UnB (Universidade de Brasília). Atualmente é um dos pastores da Igreja Batista Central de Belo Horizonte.

Pr. Igor Shimura

Latu senso em antropologia, na PUC Paraná. Coordenador da Missão Amigos dos Ciganos. Graduado pela Faculdade Teológica Sul Americana em Londrina (PR), reside na cidade de Maringá, onde desenvolve seu ministério com Ciganos.

Flávio Ramos

Foi missionário no Marrocos (África). É fundador e Presidente Executivo da MEAB (Missão Evangélica Árabe do Brasil). Coordenador do Curso de Especialização Mundo Muçulmano em Foz do Iguaçu. Pós Graduado em Missiologia FTSA.

José Prado

Teólogo, Foi pastor de missões da Igreja Batista de Água Branca, SP e Diretor Executivo da MIAF. Foi membro da Equipe da Sepal em Londrina e responsável pela rede de plantação de igrejas do Projeto Brasil 2010 e Amanecer, na América Latina. Coordenador do Programa de Refugiados MAIS SP.

Pedro do Borel

Missionário da JOCUM no Rio de janeiro desde 1990 Vem desenvolvendo um maravilhoso trabalho de missões urbanas no morro do Borel, Tijuca, Rio de Janeiro. Foi missionário por quantro anos no Egito. Pregador e evangelista, tem contagiado a igreja brasileira com sua forma criativa e empolgante de ministrar.

Kevin Bradford

É pós graduado pelos Dallas Theological seminary e obteve seu doutorado pelo Trinity International University. Coordenou o departamento de missões do Seminário Palavra da Vida (Atibáia, SP) de 1994 a 2004. Atulamente ministra treinamento aos candidatos a missões em diversas agências e escolas missionárias, além de cooperar para a mobilização das igrejas locais através do movimento Perpectivas e do Instituto Missionário de Mobilização Intensiva (IMMI).

Ronaldo Lidório

Graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) em Recife-PE, com Doutorado em Estudos Interculturais e Antropologia pela Royal London University. É pastor presbiteriano e membro da APMT e AMEM.  Atuou como plantador de igrejas em Gana, na África, durante nove anos e no presente lidera uma equipe missionária entre diversas etnias indígenas na Amazônia brasileira. Consultor da World Evangelical Alliance e outras organizações em projetos de evangelização e plantio de igrejas em áreas residentes.

Ziel Machado

Historiador, membro da equipe pastoral da Igreja Metodista Livre Nikkei – Saúde, em São Paulo e professor da Faculdade de Teologia Metodista Livre de São Paulo. É Secretário Regional de IFES (ABU) para América Latina. Casado e pai de três filhos.

Jim Stier

James Robert Stier,  Jim ou simplesmente Jimi para a grande maioria, é norte-americano natural do estado da Califórnia. Estudou no Seminário Betânia. Jim foi o fundador  da JOCUM no Brasil. Ainda serviu como Presidente Internacional da JOCUM (1996-2000)  e também posteriormente como seu Diretor Executivo Internacional (2001-2004). Hoje além de Diretor Executivo no Brasil, entre outras coisas acumula a função de Diretor para o Campo das Américas desde 2005 e ocupa uma posição na equipe de Liderança Global da Missão.  Mora em Contagem-MG, com sua esposa desfrutando quando possível  da companhia dos filhos e netos.

Dr. Arthur Duck

Doutor em estudos interculturais pela Trinity International University e Mestre em divindade (Mdiv) pela Trinity Evangelical Divinity School (EUA).  Desde 1998 atua como professor de teologia. A partir de 2004 se tornou o diretor da faculdade Fidelis, cargo que ocupa até hoje.

Pr. Mário Freitas

Fundador e Diretor da MAIS – Missão em Apoio à Igreja Sofredora. Pastor ordenado desde 1998. Bacharel em Teologia, Mestre em Missiologia. Autor de livros e conferencista internacional.

Pr. Ariovaldo Ramos

Escritor, articulista, teólogo, filósofo e conferencista com larga experiência na missão da igreja. Foi presidente da Associação Evangélica Brasileira e Missionário da SEPAL. É presidente da ONG Visão Mundial e responsável pelo ministério “Seminário Livre de Missão Integral”. Coordena o “Movimento São Paulo pela Paz”, é diretor da Faculdade Latino Americana de Teologia Integral (FLAM), superintendente do Ministério Jeame e diretor da Agência Missionária Kairós.

Daniela Xavier

Co-fundadora do Comunica Jocum  – agência de comunicação que representa a Jocum internacionalmente. Serve na APMT, enquanto se prepara com a família para um trabalho no Sudeste Asiático. É professora de missões e está à frente de iniciativas de mobilização, como o curso internacional Perspectivas.

Santareno Miranda

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2007), graduação em Teologia e Missiologia pela Faculdade Teologica Evangélica (2000) e mestrado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atualmente é professor de ética e formação humana do Centro Universitário Franciscano do Paraná, professor da FUNDACAO EDUCACIONAL MENONITA e professor voluntário de teologia e filosofia – Seminário e Instituto Bíblico Betânia.

Mauricio Cunha

Engenheiro agrônomo e administrador de empresas, com pós-graduação em gestão de sistemas de saúde e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Já serviu em diversos países em missões de curto prazo, tendo atuado também na área de políticas públicas, como secretário municipal de saúde a ação social de Fazenda Rio Grande-PR. É o fundador do CADI – Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, organização cristã que atua na área de projetos comunitários de transformação na perspectiva cristã. É co-autor dos livros: “O Reino entre nós – transformação de comunidades pelo evangelho integral” e “Cosmovisão Cristã e Transformação”, ambos da Editora Ultimato. Atualmente, serve como Diretor Nacional de Programas da Visão Mundial, em Recife – PE.

Estevão Muller

Casado com a Katia a 22 anos e é pai da Joana. Nasceu no Brasil e foi criado aqui por pais missionários estrangeiros, que trabalharam no Amazonas entre indígenas durante 40 anos.  Bacharel em teologia e bacharel em educação cristã. Mestrado em missiologia pelo Seminário Bíblico de Columbia (EUA).  Trabalhou durante vários anos como pastor de jovens no exterior.  Depois serviu 11 na CCI-Brasil, atando com diretor de treinamento até 2012. Hoje, ele atua como diretor de relações internacionais e treinamento na Frontiers Brasil. Ele é mobilizador de igrejas e presidente de Perspectivas Brasil.   Reside em Curitiba, PR.

Osvaldo Prado

Nascido em São Paulo, Oswaldo Prado trabalhou por 15 anos na Ford Motor Company antes de pastorear a Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, em São Paulo, por 20 anos. Depois disso, serviu como Coordenador Nacional do Movimento AD2000 (Janela 10/40) no Brasil e desde 1998 é missionário da Sepal. Nesse período, serviu como Vice-Diretor de Expansão e Diretor Executivo da Sepal. Atualmente, também atua como Coordenador de Projetos Transculturais da Sepal, Coordenador de Relações Eclesiásticas da MIAF (Missão para Interior da África) e Consultor da Secretaria de Evangelização da IPI do Brasil. Autor do livro “Do Chamado ao Campo”, Oswaldo é casado com Sirley, tem dois filhos e quatro netos.

João Mordomo

João Mordomo atua há 25 anos como missionário transcultural, nos Estados Unidos, na Bélgica, e no Brasil, tendo ministrado nas áreas de evangelismo, plantação de igrejas, missões, liderança e “business as mission” (“missão empresarial”). É co-fundador e vice presidente de Crossover (conhecido como CCI) e serve como presidente da CCI-Brasil. João serve como conselheiro do “Global Business as Mission Think Tank”, e como Deputy Senior Associate for Business as Mission no Movimento Lausanne. É professor de missiologia e desenvolvimento internacional na William Carey International University, e pesquisador da Berkley Center for Religion, Peace and World Affairs, da Georgetown University em Washington, D.C. Formado em sociologia, com mestrado em teologia aplicada, João também possui doutorados em estudos interculturais (DIS) e estudos religiosos (PhD). Ele mora em Curitiba com sua esposa Sophia, e seus filhos Daniel e Jordana.