Perspectiva Bíblica

Qual é o Projeto de Deus para História? O que isso tem a ver com os povos da terra? A missão é de Deus (“missio dei”) ?

Lição 1 – Deus é um Deus Missionário

A Bíblia toda relata o propósito de Deus para todas as nações: redenção e bênção. Esse propósito ficou evidente na criação e foi destacado na promessa dada a Abraão e na formação de Israel. (Conceitos chaves: Mensagem da Bíblia, Cultura, Israel como Ferramenta de Deus, Gênesis-Êxodo)

Lição 2 – A História de Sua Glória

Deus possui um propósito para Si mesmo: ser glorificado. O Seu plano envolve todas as nações e gerações, chamando para Si as orações, a paixão e a adoração de todos os povos. Ao resistir os ataques de Satanás e procurar abençoar outros, o povo de Deus promove a missão de Deus. (Conceitos chaves: Glória de Deus, Oração, Antigo Testamento)

Lição 3 – O Messias para o Mundo

A Grande Comissão revela a preocupação de Jesus ao longo de Sua vida: alcançar pessoas de todas as culturas e subculturas e promover o Reino de Deus. Apesar das muitas tradições religiosas, o verdadeiro discípulo, ao caminhar com Cristo, obedece Seu mandato e chama pessoas de todas as culturas a seguí-lO. (Conceitos chaves: A Grande Comissão, Discípulado, Reino de Deus, Os Evangelhos)

Lição 4 – Uma Igreja para Todos os Povos

O livro de Atos e as epístolas registram o começo da Igreja. Por meio da obediência dos primeiros discípulos o caminho foi aberto para os gentios abraçar livremente a genuína fé em Jesus Cristo. O sofrimento e a paixão apostólica serão considerados, bem como as implicações para missões num mundo pluralista. (Conceitos chaves: Testemunho, Espirito Santo, Sofrimento, Oração, Pluralismo, Atos e Epístolas)

PERSPECTIVA BÍBLICA
Qual é o projeto de Deus para a história? O que isso tem a ver com os povos da Terra? A missão é de Deus ("Missio dei")?
PERSPECTIVA HISTÓRICA
Se há Missio Dei, Ele está em missão na história? Como Deus tem conduzido, ao longo dos tempos, seu povo na tarefa de glorificá-lo entre os povos?
PERSPECTIVA CULTURAL
Qual é a abrangência do que Deus está fazendo? Em que a cultura interage na recepção do Evangelho? O projeto do Deus em missão se dá na diversidade ("...toda tribo, língua, povo e nação.")?
PERSPECTIVA ESTRATÉGICA
Se o que Ele está fazendo é abrangente, e se dá na diversidade, qual é o papel da Igreja e como responder à Ele?